Olá! Tudo bem? 


Vamos listar abaixo os campos que você tem disponível em seu Maestrus para melhorar o SEO junto aos principais motores de busca.


Mas antes, vamos entender brevemente o que é significa SEO:

- Por definição SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). SEO trata de um conjunto de técnicas aplicas em seu projeto visando um melhor posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, como exemplo mais famoso podemos citar o Google.


Em seu Maestrus, você dispõem de áreas onde poderá realizar configurações para melhorar o posicionamento de seu projeto junto às buscas.

Vamos conhecer onde estão?


  • na configuração de cada curso (IMAGEM 1);
  • na criação de notícias do Blog (IMAGEM 2);
  • na configuração de cada Página (IMAGEM 3);
  • na configuração de cada Recompensa Digital(IMAGEM 4);
  • na configuração do site (IMAGEM 5). Na verdade essa parte trata mais como uma configuração de                   acompanhamento, mas iremos incluí-la nesse tutorial =D ;



IMAGEM 1 - SEO NA CONFIGURAÇÃO DO CURSO


Os campos já possuem descrições bastante intuitivas informando como devem ser preenchidos, logo, não estaremos abordando nesse tutorial.


Uma dica que podemos informar aqui é sobre a construção de palavras chaves


Palavras Chaves são termos compostos por 1 ou ou mais palavras que significam a forma como seu cliente irá buscar a necessidade dele junto ao motor de busca, como o Google. Ou seja, quanto mais você 'adivinhar' (claro que não existe essa "mágica", você precisa pesquisar, testar, acompanhar e ir ajustando até encontrar o ponto ideal para seu negócio) como seu cliente irá 'pensar' na hora de buscar o quê ele procura, maior será sua chance de ser logo encontrado por ele.



IMAGEM 2 - SEO NA CONFIGURAÇÃO DE NOTÍCIAS DO BLOG


Meta Description da notícia - Meta Description, podemos resumir o seu entendimento em um resumo do que seu cliente irá encontrar em seu projeto. Como aqui estamos tratando da notícia de seu blog, será um resumo da notícia. Você  precisa se atentar para resumir em poucas palavras qual será sua 'oferta' para seu cliente, estando sempre atento para criar um texto resumido e bastante atrativo. Vale reforçar que esse texto pode ter no máximo 320 caracteres.

Meta Keywords da notícia - O conceito seguirá o mesmo informado no tópico anterior em palavras chaves.


IMAGEM 3 - SEO NA CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA

Para configurar o SEO em suas páginas, acesso o menu SIte >Páginas > clique no ícone de um 'lápis' e depois acesse a aba 'SEO':


  • Descrição SEO - Esse campo trata de forma igual ao campo anterior Meta Description, onde você irá criar um texto resumido, sobre a página em questão.
  • Keywords SEO  Esse campo trata de forma igual ao campo anterior Meta Keywords, onde você irá criar termos/palavras, separando por vírgula, para facilitar sua página de ser encontrada nas pesquisas.
  • Meta Imagem -  Será a imagem utilizada no  compartilhamento nas redes sociais.          




IMAGEM 4 - SEO NA CONFIGURAÇÃO DA RECOMPENSA DIGITAL

Para configurar o SEO em suas Recompensas Digitais, acesso o menu Recompensas Digitais >Recompensas Digitais > clique no ícone de um 'lápis' e edite os campos "Meta Description da Recompensa" e "Meta Keywords da Recompensa":



Esses campos serão preenchidos conforme orientação citada nos tópicos anteriores.



IMAGEM 5 - FERRAMENTAS DE  ACOMPANHAMENTO




Você já conta na configuração de seu Maestrus a possibilidade de incluir 3 ferramentas de acompanhamento/análise bastante importantes quanto o SEO de seu projeto:

- Google Analytics (1).
- Pixel do Facebook (2).
- Google Tag Manager (3).

1) Para conhecer melhor o processo de como configurar o Google Analytics em seu Maestrus clique aqui.

2) Para conhecer mais sobre o Pixel do Facebook e como o configurar clique aqui.


3) Veja nosso tutorial sobre a integração com o Google Tag Manager clicando aqui.



Veja também nosso tutorial sobre sitemap clicando aqui.


Bem pessoal, é isso aí!

Qualquer dúvida, nossos canais de suporte estão a disposição!