É importante ter uma análise constante e detalhada do mercado, para entender quando e como o seu aluno procura adquirir o seu curso de forma que você busque entregar valor, para que eles possam consumir e serem grande propagadores do seu conteúdo.


O primeiro passo então, na prática e essencial é você conhecer a tua persona.


Conhecer o público que tem interesse no seu curso de especialização, certificação e aprendizagem ajuda a decidir qual caminho seguir para que ele não seja muito custoso e tenha um resultado eficiente.


Você pode usar um Gerador de Personas:
https://geradordepersonas.com.br/


Você pode usar um buscador de palavras-chaves para saber se a palavra-chave de atuação do seu negócio tem muitas buscas.


Exemplo: se o seu curso ensina formados em direito a passarem na OAB, você vai pesquisar se a palavra chave "Curso OAB" tem muitas busca e quais são outras palavras-chaves relativas.


Ferramentas que você pode usar, são:
https://keywordtool.io/pt
https://adwords.google.com/KeywordPlanner
https://www.semrush.com/features/keyword-research/
https://longtailpro.com/
http://www.spyfu.com/
http://www.keywordspy.com/


Você conhecer a fundo suas personas são a melhor forma de você conseguir ter um sucesso incrível com seu plano de marketing. Você sabe exatamente o que essas pessoas estão buscando, e pode criar conteúdos, vídeos, campanhas específicas para atrair e chamar a atenção.


Lembrando que você pode conhecer suas personas através de grupos de facebook da área e pesquisando em redes sociais no geral.

É valido avisar que não existe mágica e sim, estratégia. Se você domina o assunto que está vendendo e conhecer seu público a fundo, você já está muitos passos na frente.